Os brasileiros já estão acostumados a fazer o pagamento de diversos impostos. O IPTU Maceió é apenas mais um deles e a sua importância é bem significativa para o funcionamento do município. Ainda de acordo com a Prefeitura de Maceió, as guias do imposto começam a ser entregues a partir de fevereiro e também podem ser emitidas pelo site da prefeitura, neste caso, a partir do primeiro dia de 2018.
Reajuste IPTU Maceió 2018
Secretaria Municipal de Economia ( Semec ) informou que o IPTU Maceió de 2018 sofrerá um reajuste de 2,7%. A variação do tributo é menor em relação ao ano passado, quando o reajuste aplicado foi de 7,88%. Aproximadamente 215 mil carnês serão a ser entregues.
De acordo com Lúcio Calheiros, diretor de Relacionamento com o Contribuinte da Semec, a expectativa da prefeitura é arrecadar mais de R$ 105 milhões, levando em consideração a taxa de inadimplência que hoje está em cerca de 50%. Ainda de acordo com Lúcio Calheiros, o desconto de 10% na cota única será mantido, assim como a opção de parcelamento em 10 vezes, com vencimento no dia 30 de cada mês.
Valor Venal IPTU Maceió 2018
O valor venal de um imóvel refere-se a uma estimativa de preço por compra e venda que o Poder Público estipula para determinados bens — ou seja, o preço que o imóvel alcançaria em uma transação à vista. A finalidade principal dessa avaliação é definir o valor de emolumentos administrativos ou judiciais — quando necessário — e, principalmente, de certos impostos.
Como exemplo, temos a cobrança do IPTU ( Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana ) em nível municipal. Alguns coeficientes são considerados para o cálculo do valor venal do imóvel — que podem variar de cidade para cidade. Normalmente, o cálculo leva em consideração as características do imóvel ( posição, idade, tipologia ), a função da área da edificação, a utilização ( comercial, residencial ou outros ) e a média de valor do m² para os imóveis no mesmo logradouro ( valor unitário padrão ). No entanto, cabe reforçar que o cálculo varia em cada cidade.
IPTU Maceió 2018 Parcelamento – Quantas Parcelas?
Ao emitir/receber seu boleto referente ao IPTU Maceió 2018 você poderá dividi-lo em até dez vezes. Sendo necessário pagar o valor da guia todos os meses até ser finalizado. O parcelamento pode ser feito por pessoa física ou jurídica.
Consulta e como emitir o boleto do IPTU Maceió 2018?
Emitir a guia do IPTU Maceió 2018 é muito fácil através do site da Prefeitura de Maceió. As guias do IPTU 2018 começam a ser entregues pelos correios em março ou podem ser emitidas via internet. É possível emitir os boletos através do sequencial do imóvel ou do CPF/CNPJ acessando o Portal de Finanças no site da Prefeitura do Maceió. Para emitir os extratos acesse: www.maceio.al.gov.br/semec/iptu
*Este site não coleta dados, você será redirecionado ao sistema oficial da Prefeitura do Maceió.
IPTU Maceió 2018 Segunda Via
A segunda via do IPTU Maceió é feita da mesma forma que a emissão do boleto. Acesse o site da Prefeitura acima e consulte o IPTU informando os dados solicitados.
IPTU Maceió 2018 Débitos Atrasados
O IPTU Maceió é cobrado todos os anos pela prefeitura da cidade e é importante ficar atento as datas e aos valores que são relacionados ao seu pagamento. Os valores de impostos em atraso, de exercícios anteriores, podem ser parcelados pela internet, através do site da Prefeitura de Maceió. Porém quanto mais parcelas, o ônus é maior para o contribuinte. Sobre o valor do imposto atrasado, corrigido monetariamente, incidem multa de 20% e juros de 1% ao mês.
IPTU Maceió 2018 Certidão
A Certidão Negativa de Débitos ( CND ) Maceió é um documento emitido por qualquer órgão do governo. Ele confirma não haver pendências financeiras ou processuais em nome dessa pessoa física, jurídica ou mesmo de um bem. É como um atestado de regularidade. É possível emitir a CND de Maceió no site da Prefeitura.
Isenção IPTU Maceió 2018
- Padrão construtivo popular ou baixo e com área de construção que não exceda a 120 m²;
- Ex-combatente Brasileiros, que tenham tomado parte ativa da segunda guerra mundial, ou seu cônjuge.
- O imóvel cedido gratuitamente para a instalação e funcionamento de quaisquer serviços públicos municipais, relativamente às partes cedidas e enquanto ocupado pelos citados serviços.
- Imóveis do Programa de Arrendamento Residencial – PAR, até a realização dos contratos de arrendamento residencial firmados por seus arrendatários. Em outras palavras: enquanto os imóveis tiverem no nome do arrendador, normalmente a Caixa Econômica Federal, usufruirão de isenção. E quando o arrendamento mercantil chegar ao fim e o imóvel for registrado em nome da pessoa física, está isenção também se encerrará. O contribuinte poderá requerer a isenção com base nos itens anteriores caso seja seu único imóvel e nele resida e se enquadre nos demais requisitos exigidos.